Nada como a aproximação do verão. E com ele vem a oportunidade de poder aproveitar dias de sol, de mergulhar em uma bela praia, e de aproveitar as festividades de final de ano. Verão significa mais tempo junto com a família e com aqueles que nós tanto gostamos.
Acredito que o feriado de 15 de novembro, que já é quase no verão, é uma bela introdução do que vem por aí. Os dias já estão mais quentes e você já pode aproveitar o Dia da Proclamação da República para proclamar a sua merecida tarde de descanso.
Você pode fazer um almoço em família, aproveitar a natureza, viajar para lugares desconhecidos, ou simplesmente ligar o netflix, fazer uma pipoca e relaxar. Afinal, se você é um empreendedor brasileiro, ou um investidor, essa folga é definitivamente mais do que merecida.
E é por isso que nós da Capital Global já vamos lhe adiantar: Um bom feriado a todos os nossos leitores!
E eu podia terminar o artigo de hoje aqui. Mas a equipe da Capital Global não conseguiria fazer um post sem trazer uma reflexão sobre investimento, empreendedorismo, e internacionalização.
Então é sobre isso que vamos falar agora.
Nós amamos feriados, mas, você já parou pra pensar qual é o tamanho do impacto em não abrir a bolsa de valores paulista no feriado de amanhã? Vale lembrar que a B3 não é nem 1% do mercado mundial, e quando ela não abre, todo o restante permanece em negociação.
O Brasil é o 7o país que mais tem feriados no mundo, e nem sempre quando é feriado por aqui, também é feriado lá fora.
Todas as vezes que a Bolsa de Valores fecha no Brasil, o investidor fica impedido de desfazer suas posições. Porém, a maior parte das bluships brasileiras listadas na B3 permanecem em operação mesmo no feriado.
Isso significa que, se alguma intempérie acontecer, o mercado estará fechado e você não vai poder zerar a sua posição no preço planejado. E, provavelmente, na segunda-feira, o mercado já vai ter aberto com um GAP de baixa que pulou o preço que você havia planejado para deixar a posição.
Cisnes negros são raros de acontecer. Mas de vez em quando eles acontecem. E se ocorrerem em um dia que o mercado tá fechado apenas no Brasil? Como você vai zerar sua posição?
Se você quer se tornar um investidor anti-frágil, você não pode ignorar os cisnes negros. O pensamento não pode ser “a chance disso ocorrer é 1%, então to tranquilo, vou de all in na B3 mesmo”. O pensamento tem de ser “o que eu vou fazer caso ocorra aquilo cuja chance é de 1%? Como vou me proteger disso? E mais, como vou ganhar dinheiro com isso?”
A propósito, de forma geral, é isso que ensina Nassim Taleb no seu livro best seller chamado “A lógica do Cisne Negro”. Taleb mudou a forma como as pessoas lidam com as incertezas do mercado e também foi esse conhecimento que o tornou um dos investidores mais inspiradores e bem sucedidos em que podemos nos amparar.
E sabe como você pode evitar as incertezas? Uma opção é comprar ADRs das principais empresas brasileiras. ADRs são títulos representativos de ações de empresas brasileiras listados na bolsa de valores americana.
E por que comprá-los? Porque, como dito, o Brasil é o 7o país do mundo com mais feriados e nem sempre acontece de ser feriado aqui e lá também. Aliás, via de regra o feriado é só aqui. Assim, caso aconteça algum cisne negro na Empresa, você pode se desfazer de sua posição mesmo com o mercado fechado. Nada de ter de esperar até segunda-feira para desfazer a posição com um prejuízo ainda maior.
E é bom lembrar que em um país tão instável quanto o Brasil, cisnes negros não são tão raros assim. Jamais se esqueça de eventos como o Joesley Day, o rompimento da barragem da Vale, a renúncia do presidente da Petrobrás, as intervenções com políticas demagogas em empresas de energia elétrica, greves de caminhoneiros. Sem contar todos os escândalos de corrupção que foram divulgados do dia para a noite e pegaram o mercado de surpresa nos últimos anos.
Enfim, pensando bem, talvez a estratégia mais inteligente de ser um investidor anti-frágil seja ir além de comprar ADRs de empresas brasileiras. Definitivamente, considere diversificar a sua carteira e comprar empresas de outros países. Não se limite a um vilarejo chamado de B3 em um mundo cheio de metrópoles como NYSE e NASDAQ.E, com certeza, se você fizer isso, vai conseguir relaxar muito mais nesse feriado!
Pingback: BLACK MIRROR na vida real: como agiria um INVESTIDOR DE SUCESSO? – Capital Global
Pingback: BITCOIN: Uma boa reserva de valor ou pura especulação? – Capital Global