No momento, você está visualizando A Fórmula da Riqueza: que passos  você deve seguir para enriquecer?

A Fórmula da Riqueza: que passos você deve seguir para enriquecer?

Hoje eu vou explicar como o dinheiro funciona, e eu prometo que no final desse artigo você terá todo o conhecimento necessário para saber aplicar uma fórmula que lhe trará bastante sucesso financeiro.

Então, porquê falar sobre isso? Basicamente, porque as escolas não te ensinam nada disso, e se você não tomar a iniciativa de ir atrás desse conhecimento por conta própria, você nunca irá aprender.

É impressionante que nós passemos de 8 a 10 horas por dia dedicados em trabalhar para ganhar dinheiro, mas que não dediquemos sequer 30 minutos de nossos dias para estudar o que fazer para que esse dinheiro renda mais.

Se formos parar para pensar, esse comportamento é uma verdadeira insanidade coletiva.

A maior parte dos brasileiros não poupa dinheiro. Somente cerca de 8% dos brasileiros conseguiram guardar algum dinheiro em 2018. O número de 2019 ainda não saiu, mas certamente não será muito diferente disso.

E isso não é porque a maior parte dos brasileiros ganham pouco e não conseguem guardar, uma vez que esse comportamento se repete tanto entre os que ganham mil reais por mês quanto entre os que ganham 50 mil ou mais.

A verdade dura de admitir é que, se você não consegue poupar um percentual do seu salário quando ganha um salário mínimo, provavelmente também não irá conseguir quando já estiver ganhando 50 salários mínimos ou mais. A boa notícia é que isso pode mudar, basta entender como o dinheiro funciona e ter disciplina.

Poupar dinheiro é igual fazer exercício. Pode ser um desconforto, mas no longo prazo será muito melhor. Todo mundo quer ter mais saúde e um corpo bonito, mas isso somente irá ocorrer se fizer exercício físico diariamente. Igualmente, todo mundo quer ter mais dinheiro, mas isso somente irá ocorrer se tiver disciplina para poupar todos os meses.

Essa é a sua única opção.

Você precisa de planejamento. Do contrário, você se tornará um escravo de suas obrigações, e irá cair na armadilha de viver apenas para pagar boletos e uma abusividade de impostos. Você ajudará a enriquecer o seu chefe e o governo, mas não estará contribuindo para enriquecer a si mesmo.

O principal problema de trabalhar sem uma estratégia é que o trabalho é uma solução de curto prazo para um problema de longo prazo. Se a sua fonte de renda é totalmente proveniente da sua mão de obra, você está tomando muito risco. Nesse caso, se ocorrer algum acidente imprevisto, ou se surgir uma despesa inesperada, você terá um enorme problema.

Por outro lado, se você entende bem sobre como o dinheiro funciona, você pode melhorar drasticamente a sua situação financeira e mitigar esse risco, porque você sabe exatamente o que fazer e o que não fazer com o seu patrimônio.

Você vai ter uma renda passiva no fim do mês. E não importa quanto dinheiro você ganhará nesse início. O importante é a mentalidade. Você saberá como ficar longe de dívidas e colocar o seu dinheiro para trabalhar para você.

A propósito, esse raciocínio também se aplica para você que já investe e ainda não internacionalizou o seu patrimônio. Oras, se você já entendeu a importância de gerar uma renda passiva, você não pode menosprezar o fato de que se você gerar essa renda apenas em Reais ela será corroída pela inflação. Não custa lembrar que, em pouco mais de 20 anos, o real já perdeu mais de 80% do seu poder de compra.

Por outro lado, se essa renda estiver em dólares, esse processo será muito mais lento. Não que o dólar também não sofra com a inflação, mas, nesse caso, o processo é muito mais lento que o caso brasileiro. E, pra quem tem uma renda passiva em dólar, isso significa que você terá uma enorme vantagem em relação a quem investe apenas em real.

DOLARIZE-SE!

(Leia também: “Ainda vale a pena investir no mercado de ações americano?”)

Sem mais delongas, vamos ao que interessa: ensinar o conhecimento necessário para livrar nossos leitores da ratoeira e ajudá-los a encontrar a verdadeira liberdade financeira.

Os conhecimentos extraídos irão lhe ajudar a entender, evitar e consertar problemas com dinheiro, assim como a viver uma vida sem ter maiores preocupações financeiras.

Para facilitar, eu vou utilizar um exemplo para que consigamos compreender a raiz do problema, ou seja, porque muitas pessoas tem problemas financeiros. Em seguida, vou mostrar o que os ricos fazem de diferente da maior parte das pessoas e porque isso lhes torna ainda mais ricos ao longo do tempo. Por fim, vou demonstrar uma fórmula fácil que qualquer pessoa pode aplicar para evitar problemas financeiros e construir o seu patrimônio.

Compreendendo a raíz do problema

Para entender porque muitas pessoas tem dificuldades financeiras, vamos lhe contar a história do Joãozinho.

Joãozinho é um funcionário público de alto escalão no Rio de Janeiro, e ganha 50 mil reais por mês. Ele mora em uma mansão que lhe exige constante manutenção, possui motorista, cozinheiro, faxineiro, caseiro, segurança, e uma babá para sua filha. Ele também está parcelando três veículos, e ainda paga a faculdade de 2 filhos que fazem medicina no exterior. Joãozinho ganha um bom salário, mas, com todas essas despesas, não sobra nada no final do mês.

Mas, agora chegaram as férias e Joãozinho decidiu viajar para Miami. Como ele está sem um tostão, ele vai pagar toda a viagem no cartão de crédito.

De volta para o Brasil, ele se depara com a notícia de que o seu estado está quebrado e que os salários dos funcionários públicos irão atrasar. Logo nesse mês, em que ele terá de pagar a despesa extra de suas férias, assim que chegar a fatura do cartão de crédito.

Bastou alguns meses de atraso em seu salário para que o Joãozinho entrasse em uma bola de neve. Agora, ele está endividado e os juros estão astronômicos. Joãozinho está afundado em despesas, e se vê obrigado a diminuir o seu padrão de vida. Teve de vender dois de seus carros, e seus filhos voltaram para o Brasil sem sequer terem se formado.

Joãozinho podia até ganhar um bom salário, mas não era rico. Ou melhor, ele não possuía a mentalidade de uma pessoa rica.

Sabe porque? Pessoas com a mentalidade de riqueza teriam agido completamente diferente.

O que os ricos fazem de diferente

A principal diferença entre alguém que possui problemas financeiros e alguém que é realmente rico é que o rico jamais gasta mais do que ele ganha, o que significa que eles nunca estão endividados. Em vez disso, todos os meses, religiosamente, eles investem parte de seu salário em ativos financeiros que lhes trarão mais dinheiro no futuro.

É o caso do irmão do Joãozinho, o Marcos. Marcos ganha uma média de 5 mil reais por mês trabalhando de Motoboy e alugando a sua moto para seu amigo nas horas que está descansando.

Marcos não é uma pessoa que gasta com luxo. Mora num apartamento simples e, há alguns anos, ele investe pelo menos a metade do que ganha todos os meses.

Com tamanha disciplina, ele já juntou um patrimônio considerável de ações de empresas americanas que lhe pagam dividendos em dólares e uma sala comercial para alugar.

Isso sem contar que ele mitigou consideravelmente o risco brasil. Como nós sempre gostamos de lembrar, no Brasil, a insegurança política, econômica e jurídica é astronômica.

No Brasil, nós menosprezamos o risco de irmos a falência por conta de fatores que não podemos controlar. Fatores estes que são fantasmas que nos assombram há tempos, como a ameaça de ascensão do socialismo radical, o constante aumento da máquina pública, a irresponsabilidade fiscal, a estatização da economia, a hiperinflação, e o congelamento de contas poupanças. Isso para ficar apenas nos últimos 50 anos da nossa história.

É uma questão de probabilidade. Cedo ou tarde algum desses fatores irá afetar o seu patrimônio, caso você não se proteja tal como o Marcos fez!

De quebra, o Marcos já é capaz de pagar as suas despesas mensais apenas com os dividendos de suas ações listadas nos EUA e com o aluguel que recebe todos os meses.

O que você pode aprender com isso? Que quanto você ganha não importa, mas sim quanto você investe na construção de seu patrimônio e de sua renda passiva.

E não basta poupar e construir o seu patrimônio se você não protegê-lo. De que adianta você construir um império se permanecer muito exposto ao risco de perder tudo?

Seguindo esse raciocínio, o Marcos foi agilizado e montou uma empresa administradora de bens para manter o seu patrimônio desvinculado ao seu nome (assim como todo empresário deveria fazer). E, assim que o patrimônio ficou um pouco mais considerável, ele internalizou os seus ativos em uma estrutura offshore.

(Leia também: Offshores – o lado bom que não contaram para você)

Perceba que, diferente de Joãozinho, Marcos age como uma pessoa rica. O seu mindset está correto e, por mais que ele ganhe menos que o seu irmão, se ambos forem cabeça dura e não derem o braço a torcer, certamente Marcos se tornará uma pessoa bem sucedida muito mais rápido.

Pessoas ricas sabem a importância de colocar o dinheiro para trabalhar por eles e de proteger o seu patrimônio. E, fazendo isso, elas ganham cada vez mais dinheiro. Dinheiro este que, novamente, será alocado para trabalhar para eles.

A fórmula da riqueza

Como fazer para ser mais parecido com o Marcos do que com o Joãozinho? Siga a fórmula da riqueza.

O primeiro passo é concentrar todos os seus esforços no pagamento de suas dívidas, caso você possua. Essa é uma prioridade porque a dívida queima dinheiro mais rápido do que você pode conseguir. Sei que é muito difícil dar um passo atrás, mas tente reduzir suas despesas o máximo possível.

O segundo passo é verificar se você tem alguma fonte de renda passiva, por menor que seja. Se você ainda vive apenas de sua mão de obra, precisa consertar isso. E mais um detalhe: quanto mais fontes de renda você tiver, melhor. Invista em empresas, mas também em imóveis. Não invista apenas no Brasil, mas diversifique sua renda por outros países. Não ganhe somente em real, como também em moedas fortes.

Paralelo a estes passos, certifique-se de poupar o máximo possível. Jamais gaste mais de 90% de sua renda mensal. Se for possível, poupe a METADE ou MAIS do seu salário. 

Lembre-se, ainda, de separar uma quantia fixa de dinheiro todos os meses para criar um hedge financeiro do tamanho de duas vezes as despesas mensais médias. Essas economias permitem que você se mantenha à tona mesmo quando sua renda diminui repentinamente ou você enfrenta despesas inesperadas. 

No mais, não gaste dinheiro com luxo ou com ostentação, foque em construir renda passiva. Se você gosta de trocar de carro a cada 3 anos, faça o sacrifício de trocar a cada 6 ou 7 anos. Ou melhor: reavalie se você realmente precisa ter um carro. Enfim, se esforce para adotar um estilo de vida mais barato do que o seu atual. Agora é hora de começar a economizar um pouco para poder sobreviver a períodos de vacas magras que cedo ou tarde virão. E também para poder garantir uma aposentadoria confortável, um ano sabático, ou uma etapa da vida aproveitando como um legítimo bon vivant.

Se você seguir tudo isso, cedo ou tarde, os seus ativos irão gerar renda suficiente para você deixar o seu emprego. Esse é o poder dos juros compostos e o maior truque dos ricos.

Parabéns, você acabou de escapar oficialmente da corrida dos ratos.

Conclusão

Para resumir: evite dívidas; nunca gaste mais de 90% de sua renda; economize dinheiro suficiente para cobrir dois meses de despesas.

Quando suas economias estiverem em ordem, invista o dinheiro que você poupa mensalmente na construção de sua renda passiva.

Seja paciente, porque o tempo é seu amigo quando se trata de construir o seu patrimônio.

Não esqueça de proteger o seu patrimônio. Afinal, de que adianta construir um império se você continuar muito exposto ao risco de ruína?

Deixe um comentário

catorze + dez =